quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Aula (29/09/2010) exercicio 3 da pagina 24

Resposta que haviamos colocado



Reposta Correta



Declinação Magnética

Declinação magnética é a inconstância que ocorre entre as marcações da bússula e a geográfica definido pela posição astronômica.
Declinação magnética é a diferença "em graus" apontado pelo magnetismo terreno e o geográfico, determinado pelo eixo de rotação do planeta, que não tem obrigação de coincidir com a atracão magnética.
A declinação na terra é de aproximadamente 11,3° em relação ao eixo de rotação da terra.
O polo Norte magnético está em constante movimento  para o Noroeste.



O polo norte magnetico se localizava em  82° 18′ N 113° 24′ W no ano de 2004.
O polo sul magnético se localizava em 63° 30′ S 138° 0′ E no ano de 2004.

sábado, 25 de setembro de 2010

Fórmulas Campo Magnético


Fórmula - Fio Reto e Longo






 Fórmula - Espira Circular





Fórmula - Solenóide



No vácuo

 


 



Físicos afirmam ter criado material mais magnético do mundo



Limites do magnetismo
A teoria afirma que a intensidade do magnetismo de um material tem limites, o que provavelmente está correto. Mas o que está sob suspeita é onde esse limite se encontra.
A equipe do Dr. Jian-Ping Wang, da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, sintetizou um material que é 18% mais magnético do que se acreditava possível.
O super ímã é formado por oito partes de ferro e uma parte de nitrogênio, um cristal não muito estável, cuja fórmula é Fe16N2.

Origem do magnetismo
Segundo reportagem da revista Science, a chave para o supermagnetismo está na estrutura extremamente complicada do cristal de Fe16N2.
O magnetismo de um material decorre do giro dos seus elétrons. Cada elétron funciona como um minúsculo magneto, com um campo magnético alinhado com o eixo do seu spin - quanto mais elétrons giram na mesma direção, maior se torna o magnetismo do material.
No cristal de Fe16N2, cada átomo de nitrogênio fica no centro de um aglomerado de seis átomos de ferro, com dois outros átomos de ferro unindo os diversos aglomerados.
Os elétrons que fluem entre os aglomerados comportam-se como os elétrons do ferro comum. Mas os elétrons dos átomos que circundam o átomo de nitrogênio tendem a ficar "travados" no lugar.
Como resultado, garante Wang, esses átomos contribuem para o magnetismo total do material de forma mais intensa do que os átomos individuais, aumentando a intensidade desse magnetismo.

Super ímã
Apesar dos resultados excepcionais, outros pesquisadores estão vendo os resultados com cautela, porque esse mesmo material já havia sido anunciado como um "super ímã" antes.
Um experimento anunciado por pesquisadores da empresa Hitachi contrariou essas observações - mas ninguém conseguiu repetir o experimento, e o assunto continua controverso até hoje.
O grande problema reside justamente na dificuldade de fabricar cristais de Fe16N2, que é metaestável e tende a se "quebrar" em outras estruturas cristalinas.

A equipe de Wang, no entanto, argumenta que vem aprimorando as técnicas há anos e que agora é capaz de crescer amostras de Fe16N2 estáveis.
Se esses novos ímãs puderem ser produzidos comercialmente, poderá ser possível, por exemplo, fabricar cabeças de leitura de discos rígidos menores e mais eficientes, permitindo colocar mais dados na mesma área e dando novo impulso ao crescimento da capacidade de armazenamento magnético.



Bibliografia:

Heavy Fermion-like metal &alfa;"-Fe16N2 with giant saturation magnetization
Nian Ji, Xiaoqi Liu, Jian-Ping Wang
APS March Meeting 2010 Proceedings
http://arxiv.org/ftp/arxiv/papers/0912/0912.0276.pdf

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=material-mais-magnetico-mundo&id=010160100720

http://meioambiente.bicodocorvo.com.br/projetos/equipe-de-pesquisadores-afirma-ter-conseguido-criar-material-mais-magnetico-do-planeta

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Desempenho - Telefone de Latinha

O nosso desempenho esta bom levando em conta que empatamos em primeiro nas duas competições já feitas em nossa turma. Mas ainda temos muito o que melhorar

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Telefone de Latinha

Hoje, dia 22 de setembro de 2010, nosso grupo testou novamente o telefone de latinha no intervalo da escola.
O teste foi sobre o tamanho da latinha que deveria ser utilazada, se seria melhor usarmos duas latinhas grande ou uma pequena e outra grande. E por fim chegamos na conclusão que seria melhor utilizarmos uma de cada tamanho.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Magnetismo Questão 2 - pag 13

Resposta A

O ímã que esta localizado ao Norte do ponto P anula o que esta localizado ao Sul e o que está ao Sul anula o que esta ao Norte.

O ímã que esta localizado a Leste do ponto P anula o que esta localizado a Oeste e o que está a Oeste anula o que esta a Leste.

Telefone de Latinha

Tipo de material - Lata de nescau
Fio - barbante e fio de croche mais grosso

Experiencia de Hans Christian Oersted

Quando o fio com a corrente eletrica esta cortando a agulha da bussola ao  meio(entre seus polos), ela não gira pois a força com que a corrente eletrica que passa pelo fio exerce em um lado da agulha tambem exerce do outro lado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Aula de quarta feira (08/09/2010) erro na aula de magnetismo

No site estava escrito:
"Pólos com nomes iguais se atraem e pólos com nomes diferentes se repelem."

E o correto seria:
"Pólos com nomes iguais se repelem e pólos com nomes diferentes se atraem."


Essa é a imagem que estava no site:


Onde está escrito Pólo Norte Magnético deveria estar escrito Pólo Sul Magnético e onde está escrito Pólo Sul Magnético deveria estar escrito Pólo Norte Magnético.